quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os Nutrientes

Um nutriente é uma substância usada pelo metabolismo de um organismo que pode ser adquirido a partir do meio envolvente. Os organismos não autotróficos adquirem os nutrientes geralmente através da ingestão de alimentos. Os métodos para ingestão de nutrientes variam, com os animais a possuírem um sistema digestivo interno, enquanto que as plantas digerem os nutrientes externamente. Os efeitos dos nutrientes dependem em grande parte da quantidade da dose ingerida. Os nutrientes orgânicos incluem carboidratos, gorduras, proteínas (ou outros elementos construtores, como os aminoácidos), e vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais ou água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas. Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados por “macronutrientes” e os necessários em pequenas quantidades por “micronutrientes”.

Macronutrientes:                       Vitaminas:                                    Minerais:
- Proteínas                                 - Vitamina A                                  - Cálcio
- Carboidratos                            - Vitamina B1                                - Ferro
- Gorduras                                  - Vitamina B2                                - Fosforo
- Gordura Saturada                     - Vitamina B6                                 - Magnésio
- Fibras                                      - Vitamina B12                               - Potássio
                                                 - Vitamina C                                   - Sódio
                                                 - Vitamina E                                  - Zinco
                                                 - Folatos

Macronutrientes:


“Macro” significa grande, por isso os macronutrientes são os nutrientes mais necessários, conhecidos por proteínas, gorduras e carboidratos e exceptuando os alimentos com zero calorias, todos os outros possuem variações em quantidade destes mesmos nutrientes. Apesar da popularidade de algumas dietas, que requerem que se reduza drasticamente a ingestão destes macronutrientes, todos eles são de extrema importância para a sua saúde e devem ser incluídos na alimentação diária.
As proteínas são necessárias para a construção dos tecidos do corpo incluindo dos músculos, órgãos, pele e também as partes do sistema imunitário. O corpo pode usar as proteínas em excesso para converter em energia ou em gordura. Os carboidratos incluem os açúcares, amido e fibras, com os dois primeiros a serem fundamentais para o fornecimento de energia que possibilita o funcionamento do corpo. Os carboidratos em excesso são convertidos em gordura, gordura esta que forma as membranas que envolvem todas as células do corpo, desde o normal funcionamento do cérebro, sistema nervoso ou hormonal. Tal como as proteínas, a gordura extra pode ser utilizada pelo corpo para produzir energia, ou, em casos de sedentarismo, para armazenamento de gorduras.


Micronutrientes:

“Micro” significa pequeno, e é por isso que os micronutrientes são todos aqueles que são necessários em quantidades mais pequenas. Estes incluem várias vitaminas, divididas em solúveis em água ou solúveis em gordura, dependendo do meio no qual se dissolvem, e também minerais que devem ser incluídos numa alimentação saudável.


Vitaminas:

As vitaminas solúveis em água incluem vitamina Ce o complexo de vitaminas B, como vitamina B1, vitamina B2,vitamina B6, vitamina B12 ou folatos, com todas elas a possuírem uma variedade de funções essenciais para a saúde. As vitaminas solúveis em gordura incluem a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. As vitaminas A e E são absorvidas unicamente através dos alimentos ingeridos, enquanto que as vitaminas D e K podem ser sintetizadas pelo próprio organismo.
Apesar de ser extremamente difícil obter quantidades massivas destas vitaminas através dos alimentos, o corpo pode apresentar níveis de toxicidade e graves problemas de saúde caso se ingira de uma forma descontrolada suplementos vitamínicos em excesso.


Minerais:

Os minerais incluem Cálcio, Fósforo, Ferro,Magnésio, Potássio, Sódio ou Zinco, entre outros. Os minerais são importantes para a saúde dos dentes, dos ossos, músculos, equilíbrio hídrico do corpo e um conjunto de outras funções para o bom funcionamento do organismo.

Embora uma alimentação saudável e rica em fruta, legumes, frutos secos, vegetais, leguminosas, carne, peixe e produtos lácteos seja uma excelente forma de garantir a ingestão de todos os micronutrientes que precisa, existem algumas pessoas que podem necessitar da ajuda de suplementos dietéticos, como mulheres em risco de osteoporose ou pessoas com doenças de visão relacionadas com a idade. Aconselha-se sempre o uso de suplementos dietéticos de acordo com as instruções da embalagem e sob aconselhamento médico.

Em artigos futuros iremos falar em pormenor de cada um destes Minerais, Vitaminas e Nutrientes.

in alimentacaosaudavel.org

WOD (Workout Of the Day) - 31/05/2012

Executar 1 repetição de:

- Back squat (agachamento com barra nas costas) *
- Shoulder Press *
- Deadlift (peso morto \ levantamento terra) *


* No que respeita ao peso, procurar executar o exercicio com a RM (repetição máxima) tendo sempre em atenção a segurança do atleta \ praticante.



Bom treino e... divirta-se!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alimentação: Espetadas de Tamboril

Este é um excelente prato de peixe. Além de ser leve, é um prato grelhado, em que pode optar por acompanhar só de salada, tornando-o mais leve e menos calórico.





Ingredientes:
  • 600 g de tamboril limpo
  • 2 tomates médios
  • 1 pimento
  • 8 cebolinhas
  • 4 folhas de louro

Marinada:

  • 3 colheres-de-sopa de óleo
  • 3 limões
  • 4 dentes de alho
  • piripiri q.b.
  • pimenta em grão

Modo de Preparação:

  • Marinada
Corte o tamboril em cubos grandes. Ponha a marinar 2 horas em óleo, com o sumo dos limões, os dentes de alho picados, o pirpiri e a pimenta em grão.

  • Confecção

Corte os tomates em quartos e o pimento em oito pedaços.
Descasque as cebolinhas.

Retire o tamboril da marinada, mas reserve o caldo.

Unte com óleo 4 espetos próprios.
Em cada um dos espetos, vá enfiando, alternadamente: 1 cebolinha, 1 folha de louro, um cubo de peixe, 1 bocadinho de pimento e 1/4 de tomate.
Cada espetada deverá ficar com 3 cubos de peixe.

No fim de preparar os espetos, pincele as espetadas com a marinada, que reservou.

Por fim, grelhe as espetadas, durante cerca de 8 minutos. Vá pincelando-as de vez em quando com a marinada. E vire-as várias vezes.

No fim, aqueça a marinada que restou e sirva-a à parte numa molheira.

Acompanhe as espetadas com batatas cozidas e uma salada. Sirva e
Bon Appétit

WOD (Workout Of the Day) - 30/05/2012

 Executar 7 series de 1 repetição cada, de:

- Thruster


iniciar o peso da barra com 60% da repetição máxima que conseguir e depois ir acrescentando peso progressivamente ao longo das 7 series



Execução Técnica do Thruster:



Bom treino e... divirta-se!

terça-feira, 29 de maio de 2012

WOD (Workout Of the Day) - 29/05/2012

Executar no menor tempo possivel, 3 series (21-15-9), de:

- Front squat (agachamento frontal) com barra de 45kg*
- Burpees
- Pull-up (elevações)


* São valores de referência, no entanto, é recomendado que cada atleta avalie bem as suas capacidades.



Bom treino e... divirta-se!

Alimentação: Batido de Vegetais e Quivi

Uma bebida que funciona quase como uma refeição ligeira!

Existem, por vezes, dias em que chega a hora a refeição mas a fome ainda não abunda. Nessas alturas, em vez de se empanturrar de comida ou ingerir alimentos mais calóricos, opte por um batido de fruta e vegetais, um cocktail saboroso, nutritivo e saciante.

Extremamente pobre em calorias, o aipo tem-se vindo a afirmar quando um alimento dietético e depurativo, com as vitaminas B3, C e E, além do betacaroteno, do ácido fólico, do cálcio, do potássio, do sódio e da fibra a assumirem-se como os seus principais nutrientes.

Combinado com o quivi, uma das maiores fontes de vitamina C, além de reforçar as defesas em períodos de maior frio, aumenta também o combate à retenção de líquidos. Este fruto remove ainda o excesso de sódio no corpo, o que ajuda a estabilizar os níveis de água nas células e reduz a tensão arterial. É uma boa fonte de magnésio, fósforo, potássio, bioflavonoides e ferro. Deve procurar aumentar o seu consumo durante os meses de inverno.



Ingredientes:

1 cabeça de aipo
2 ramos pequenos de agriões
2 quivis
1 pimento amarelo
1 dl de leite


Preparação:

1. Lave o aipo e corte-o em pedaços. Lave os agriões e separe as folhas dos talos. Descasque os quivis, lave-os e corte-os em pedaços. Lave o pomento amarelo e corte-o em pedaços.

2. Coloque o aipo, as folhas de agrião, os quivis, o pimento e o leite num liquidificador. Misture tudo até obter um preparado homogéneo. Sirva de imediato.


in sapo.pt

segunda-feira, 28 de maio de 2012

WOD (Workout Of the Day) - 28/05/2012

Executar no menor tempo possível, de:

- Remo: 500 metros
- 50x Box jump (Saltos na caixa) - 50 \ 60 cm

- 50x Push-ups (Flexões no solo)
- 50x Sit-ups (Abdominais com abmat)
- 50x Jumping pull-ups (Elevações com salto)
- 50x Back extension (Extensões da coluna)
- 50x Dips (ver video técnico abaixo)
- 20x Turkish Get-up com braços alternados ( Homem - 24kg | Mulher - 16kg)*
 

* São valores de referência, no entanto, é recomendado que cada atleta avalie bem as suas capacidades.



Execução Técnica dos DIPS



Bom treino e... divirta-se!

domingo, 27 de maio de 2012

Alimentação: Salada Cores de Maio

Tal como referido em artigos anteriores, um dos pilares fundamentais da metodologia CrossFit é a alimentação \ nutrição.

Temos publicado ao longo do tempo diversos artigos sobre Nutrição, sendo que agora iremos criar uma nova rubrica no nosso blog sobre Alimentação, com alguns exemplos de receitas saudáveis.

Temos todo o gosto em receber as suas sugestões bastando para isso enviar um e-mail com a sua receita \ artigo para: vivacrossfit@sapo.pt

Contamos consigo!!! Bons treinos, boas refeições e... VIVA CROSSFIT
___________________________________________________________________

Salada Cores de Maio

2 Doses

Tempo de Preparação: 10 Minutos
Tempo Total: 10 Minutos
Preparação: Fácil

Ingredientes:

1 embalagem de mistura para saladas
200 grs de cenoura ralada
30 grs de cebola vermelha fatiada
10 tomates cereja
100 grs de peito de peru grelhado (fatiado)
2 fatias de queijo magro (fatiado)
Azeite (q.b.)
Vinagre Balsâmico (q.b.)
Sal (q.b.)

Preparação:

Junte a mistura para saladas, as cenouras e a cebola num recipiente para saladas. Regue com o azeite e o vinagre e salpique com um pouco de sal. Divida o preparado por dois pratos e por cima disponha as fatias de peru grelhadas, os tomates cereja e o queijo.

Informação Nutricional:

Por dose:

180 calorias
4 grs de gordura (1 gr. Saturada, 0 monoinsaturada)
27 mg de colesterol
19 grs de hidratos de carbono
21 grs de proteínas
6 grs de fibras
290% Dose Diária Recomendada de vitamina A
70% Dose Diária Recomendada de vitamina C
757 mg de sódio
956 mg de potássio
55% Dose Diária Recomendada de folatos
40% Dose Diária Recomendada de cálcio


in alimentacaosaudavel.org

WOD (Workout Of the Day) - 27/05/2012

Executar 3 series no menor tempo possível, de:

- 800 metros de Corrida
- 2 minutos de descanço



Bom treino e... divirta-se!

sábado, 26 de maio de 2012

Nutrição: O que comer antes da prática de exercício físico

Utilizar o combustível dos hidratos de carbono armazenados é uma parte essencial da preparação competitiva e da nutrição desportiva. Já deve conhecer as melhores fontes de alimentos ricos em hidratos de carbono (pães, cereais, massas, arroz, batata e frutas), já que estes alimentos são a base de uma alimentação ganhadora. A refeição antes da competição oferece uma oportunidade final para repor os níveis de energia e de líquidos. sua última refeição antes da prática desportiva deve deixá-lo a sentir-se confortável, mas não cheio nem com fome.

Exemplos de boas refeições antes da competição:

Pequeno almoço de cereais + leite magro + frutas frescas ou em conserva
Bolinhos + doce, geleia ou mel
Panquecas + mel
Tostas + feijão ou macarrão
Sanduíches com recheio de banana
Salada de frutas + iogurte magro
Massa + Molho de tomate
Batata assada
Barras nutricionais desportivas ou barras de cereais + bebida desportiva
Batidos de frutas (com leite com baixo teor de gordura + frutas + iogurte magro gelado)

in alimentacaosaudavel.org

WOD (Workout Of the Day) - 26/05/2012

Executar 7 series de 3 repetições cada, de:

- Squat Clean 

iniciar o peso da barra com 60% da repetição máxima que conseguir e depois ir acrescentando peso progressivamente ao longo das 7 series




Execução Técnica do Squat Clean:



Bom treino e... divirta-se!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nutrição: Para uma rápida recuperação


O corpo está mais receptivo aos líquidos, hidratos de carbono e outros nutrientes logo após a prática de desporto. No entanto, a recuperação pode ser um desafio, tendo que fazer malabarismos e comer e beber alternadamente com outros compromissos logo após a competição, como falar com treinadores, impressa ou companheiros de jogo.

O foco da recuperação é, essencialmente, em prepará-lo para a sua próxima sessão de treino ou evento desportivo. Os objectivos são:

  • Substituir o glicogénio muscular e hepático armazenados
  • Substituição de fluidos e electrólitos perdidos no suor
  • Reparar os danos causados pelo exercício

A melhor fonte de energia a utilizar são alimentos ricos em hidratos de carbono, já que estes alimentos vão substituir as reservas esgotadas de glicogénio durante a actividade. A recuperação será mais eficaz durante as primeiras horas após o exercício. Este facto é ainda mais importante quando o desportista tem uma outra actividade em menos de oito horas.

Estratégias para a rápida recuperação

Hidratar rapidamente depois de um longo treino.
Lanches de hidratos de carbono que fornecem bastantes proteínas podem ajudar a reparar tecido danificado durante o exercício.
Sumos e bebidas desportivas fornecem hidratos de carbono, bem como o líquido necessário para a recuperação, que pode ser útil se o apetite não é muito.
Os locais de competição, como campos de treino ou estádios, nem sempre fornecem alimentos e bebidas adequados. Antecipe este facto e traga o seu próprio abastecimento nutricional.
Se a próxima sessão for inferior a 8 horas de distância, tenha presente um lanche dentro de 30-60 minutos.
A ingestão de 50 a 100g de hidratos de carbono é suficiente para iniciar o processo de reabastecimento.

in alimentacaosaudavel.org

WOD (Workout Of the Day) - 25/05/2012

Executar 5 series no melhor tempo possível, de:

- 25x Push Press (Homens - 40Kg | Mulheres - 20Kg)*
- 50x Double Unders (Saltos duplos na corda)

* São valores de referência, no entanto, é recomendado que cada atleta avalie bem as suas capacidades.


Bom treino e... divirta-se!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

WOD (Workout Of the Day) - 24/05/2012

Executar no menor tempo possivel, de:

- Remo: 300 metros
- 20x Push press (Homem 60kg | Mulher 30kg)*
 

- Remo: 300 metros
- 15x Push press (Homem 60kg | Mulher 30kg)*
 

- Remo: 300 metros
- 10x Push press (Homem 60kg | Mulher 30kg)*
 

- Remo: 300 metros
- 5x Push press (Homem 60kg | Mulher 30kg)*
 

* São valores de referência, no entanto, é recomendado que cada atleta avalie bem as suas capacidades.



Bom treino e... divirta-se! 

Dicionário Português de CrossFit

Neste artigo apresentamos uma tradução livre de alguns conceitos utilizados no CrossFit, inclusivamente na criação dos Workout Of the Day (WOD).

Contamos com a sua colaboração no crescimento desta enciclopédia livre, pelo que poderá enviar mais traduções inserindo um comentário neste post.

CONDICIONAMENTO GERAL:

Rounds - traduzido á letra diz-se "rondas" que é o mesmo que series.

AMRAP (As many rounds/reps as possible) – Quantas Séries/Repetições Possíveis num determinado tempo

Box Jump – Saltos na Caixa/Banco. A medida standard da caixa costuma ser:  Homem -60cm | Mulher - 50cm. Quando combinado com outro exercício, como por exemplo os Burpees, os saltos na caixa são saltos para diante da caixa e não para cima da caixa o que torna a dificuldade maior.

DB – Dumbbell, ou Haltere

KBS – KettleBell Swing (sem tradução)

Sit-up – Abdominais, normalmente feito com o auxílio do AbMat

Skip Rope – Pular/saltar á Corda

Double Under (DU) – Salto Duplo de Corda, ou seja, dar 2 voltas com a corda pelo corpo num pulo apenas

Wall Ball – Bola na parede, consiste em efectuar um agachamento e depois atirar a bola á altura indicada. O seu movimento para uma repetição é: [squat-down/squat-up/throw/catch] (agachamento abaixo/agachamento acima/atira/apanha). A medida standard para a o alvo é 3m de altura tanto para homens como mulheres. O peso da bola tem como medida standard Homem - 9kg | Mulher - 6kg.

Wall Ball "2-fer-1s" – Bola na parede 2 em 1. Exercício igual ao Wall Ball com a única diferença de ter mais um agachamento ou seja o movimento para uma repetição é: squat-down/squat-up/throw/squat-down/squat-up/catch (agachamento abaixo/agachamento acima/atira/agachamento abaixo/agachamento acima/apanha).

Glute Ham Sit-up – Abdominais na máquina GHR (Glute Ham Raise)

Pood – medida russa de peso para os kettlebells. 1Pood = 16kg, 1.5 pood = 24kg, 2 pood = 32kg,...


GINÁSTICA:

Air Squat – Agachamento Livre, sem carga (sem barra, sem colete, sem peso)

Burpee – Burpee é Burpee! Não se traduz! Sente-se ;)

Knees To Elbows – Joelhos nos Cotovelos, exercício com ênfase nos abdominais\core, executado pendurado na barra elevando os joelho até tocarem os cotovelos

Feet/Toes To Bar – Pés na Barra, também pendurado na barra só que tocando os pés na barra

Hand Stand Push-Up (HSPU) – Flexão invertida, em que o corpo está invertido com os membros superiores assentes no solo e o atleta executa uma flexão dos braços dando ênfase principalmente os músculos do ombro. Na ginástica o adaptação do exercício chama-se Flexão em Apoio Facial Invertido (pino). O exercício é também designado por "Parada-de-mão" ou então "Plantar Baneira".

Muscle-Up – Subida na Argola

Pull-Up – Elevações na Barra em que é permitido kipping. O queixo tem que ultrapassar a barra e os joelhos nao podem ultrapassar a linha horizontal da bacia.

Strict Pull-Up (Dead-Hang Pull-up) - Elevações tradicionais na barra em que o queixo tem que passar a barra para contar como repetição. O uso de kipping nao é permitido. São as elevações usadas na instrucção\recrutamento militar.

Chest To Bar (CTB/C2B) – Elevações na Barra em que o peito toca obrigatoriamente na barra e não apenas passa o queixo da altura da barra.

(Dead) Hang Pull-Up – Elevações na Barra Sem Balanço (Elevações que se fazem nas avaliações para o recrutamento militar)

Push-Up – Flexão de Braços no solo

Lunges (Walking Lunges) – Lunges (sem tradução), exercício que visa desenvolver principalmente as coxas e glúteos e pode ser feito sem peso ou com peso (barra, haltere, disco ou colete). No exercício o joelho toca no chão.

Pistol – Agachamento pistola, exercício de agachamento com um membro inferior apenas ou seja uma coxa faz a flexão e a outra coxa está estendida não tocando no solo


LEVANTAMENTO DE PESO

Bench Press – Supino plano no banco

Deadlift – Peso Morto/Levantamento Terra, movimento do Levantamento de Peso Básico em que o objectivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar erecto. Não há elevação dos braços!

Clean & Jerk – Arremesso, movimento do Levantamento de Peso Olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão e levá-la acima da cabeça

Clean – 1º Tempo de Arremesso

Jerk – 2º Tempo de Arremesso

Snatch – Arranco, movimento do Levantamento de Peso Olímpico que consiste em tira uma carga do chão e leva-la acima da cabeça num único movimento

Hang (Snatch/Clean) – Suspensão, ou seja, é para o movimento ser iniciado com a barra fora do chão, normalmente à altura do joelho

Power (Snatch/Clean) – Em Pé, ou seja, a barra deve ser sustentada antes do quadril descer até a linha dos joelhos (normalmente quando não há essa definição os exercícios devem ser feitos com agachamento completo antes de se finalizar o movimento)

Snatch Balance – Final de Arranco, é a fase final de entrada embaixo da barra no Arranco, nesse caso usado como exercício

Squat – Agachamento (normalmente feito com barra á frente ou atrás, ambos com barra acima da linha horizontal dos ombros\trapézios)

Over Head Squat (OHS) – Agachamento de Arranco. Antes de começar o exercício há uma elevação da barra acima da cabeça e de seguida é efectuado o agachamento sempre com os braços estendidos e a barra acima da cabeça

Sumo Deadlift High Pull (SDHP) – Puxada Alta de Terra

Farmer carry – designado como transporte de lavrador ou fazendeiro (nome usado no Brasil) consiste em transportar 2 pesos suspensos nas mãos até um ponto e regressar. Normalmente o percurso tem como medida standard 30m.

Thruster – (sem tradução) exercício combinado de Agachamento Pela Frente + Push-Press

In Crossfit Portugal (artigo adaptado)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

WOD (Workout Of the Day) - 23/05/2012

Complete no maior número de series possivel em 20 minutos, de:

- 5x Pull-ups (elevações)
- 5x Ring dips

- 15x Squats (agachamentos)



Bom treino e... divirta-se!

Aquecimento Oficial Crossfit

O aquecimento consiste em 3 séries de 10 a 15 repetiçoes de 6 exercícios.

- Samson Stretch
- Overhead Squat
- Sit-up
- Back-extension
- Pull-up
- Ring Dip



O aquecimento oficial CrossFit pode ser consultado em: http://library.crossfit.com/free/pdf/08_03_Better_warmup.pdf

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nutrição: Como planear a boa alimentação antes da prática desportiva

As refeições antes do exercício são muito importantes e devem ser consideradas como parte da preparação do atleta para o desempenho ideal. Não só antes da competição ou desporto intenso, mas também antes das sessões de treino.

Tipo e quantidade de alimentos

O objectivo nutricional da refeição pré-exercício é reforçar as reservas de glicogénio nos músculos e no fígado para utilização durante o desporto. Os níveis de líquidos também devem ser elevados para garantir uma hidratação adequada. Os intestinos devem sentir-se confortáveis durante o exercício, ou seja, sem se sentir “cheio” e sem estar com fome, e o atleta deve-se sentir confiante e pronto para o esforço que vai desempenhar.

Timing

Se consumir uma grande refeição, é necessário mais tempo para a digestão, por isso, é importante tomá-la 3 a 4 horas antes da prática desportiva. Se a refeição é mais um petisco, tente 1 a 2 horas antes. Nutricionalmente, alimentos ricos em hidratos de carbono e com baixo teor de gordura são a melhor fonte de energia. Os hidratos de carbono são assimilados directamente sob a forma de glicose, o combustível que o corpo vai usar. A gordura vai retardar a digestão, levando mais tempo para que o alimento seja absorvido, deixando o desportista a sentir-se desconfortável.

Líquidos

A quantidade de líquido consumido é tão importante para a nutrição desportiva como os alimentos. O corpo não armazena água como faz com outros nutrientes e é vital para o desempenho e saúde estar bem hidratado antes de um treino ou competição. Certifique-se que bebe muitos líquidos durante o dia, bem como imediatamente antes, durante e após a prática do desporto.
Se os nervos são um problema para o desportista, ou se tem de comer muito perto de um evento, a refeição antes do exercício pode ser tomada como uma bebida ou como um substituto de refeição em forma de líquido. Estes alimentos serão digeridos mais rapidamente e vão reduzir o desconforto estomacal. Complementarmente, também irá ajudar a aumentar a ingestão de líquidos.

Experiementação

Antes de um evento importante, experimente sempre o tipo, quantidade e horários das refeições antes das sessões de treino. Esta verdadeira “experiência” de nutrição desportiva vai-lhe permitir encontrar as refeições que realmente melhor funcionam para si. Se for necessária ajuda no planeamento de um padrão alimentar, a melhor orientação será através de um nutricionista de desporto qualificado, que o possa ajudar a estruturar uma alimentação saudável para a prática desportiva.

Seja organizado

O segredo é ser organizado e planear com antecedência. O desportista deve ser o responsável pelo seu próprio padrão de alimentação que melhor contribua para o seu sucesso. Uma boa nutrição desportiva fará a diferença para a performance.

in alimentacaosaudavel.org